quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A importância do lar temporário

Vejam que legal essa matéria do pessoal da Adote um Gatinho que saiu na Petlove.


Quando resgatamos um gatinho, sabemos que vamos precisar vacinar, castrar, tratar eventuais problemas de saúde e o principal: arrumar um lugar para que ele more em segurança até que possa ser adotado. O tempo de espera por uma família varia muito e pode ir de uma semana a meses ou anos, dependendo do estado de saúde e do temperamento do bichinho. Em alguns casos, eles acabam não sendo adotados por conta da cor da pelagem. Parece absurdo, mas existem gatinhos bonzinhos e fofinhos que não encontraram uma família só porque são pretinhos, por exemplo.

Atualmente nós, da ong Adote um Gatinho, temos sob nossa responsabilidade quase 400 gatinhos. Destes, cerca de 200 vivem no nosso abrigo. Você sabe onde moram os outros? Eles estão no que chamamos de lar temporário ou LT, ou seja, um voluntário leva o gatinho para casa e abriga o peludo até o dia da doação. O gatinho pode ficar solto pela casa ou morar em um cômodo só: o que importa é que esteja seguro e receba o tratamento e o carinho que precisa. Felizmente, temos vários voluntários que topam fazer lar temporário. Para a ong, isso significa poder ajudar muito mais gatinhos; para os gatinhos, lar temporário é sinônimo de uma vida tranquila até o dia da adoção.



São vidinhas e vidinhas salvas todos os dias por conta de gente que abre a casa e o coração para esses bichinhos que chegam das ruas. O lar até pode ser temporário, mas o amor que criamos por esses animais fantásticos é eterno. É muito gratificante tirar aquele bichinho que passa fome, medo, frio e todo tipo de aperto das ruas e colocá-lo no nosso colo em casa. Eles chegam assustadinhos e vão logo perdendo o receio. Quando a gente menos espera, o gatinho está pronto para ser doado.
O que preciso fazer para oferecer lar temporário a um animal?

Se você está pensando em abrir sua casa para um gatinho, é essencial que tenha tela em todas as suas janelas, inclusive naquela pequenininha e escondida do banheiro. Além disso, é importante que você se comprometa a cuidar daquele bichinho (seja ele gato ou cachorro) como se fosse seu. Se perceber algo de errado, o ideal é ligar para a ong responsável por ele imediatamente, assim conseguimos agir rápido caso o animal precise de ajuda.

Durante o tempo em que o bichinho mora em um lar temporário, quem arca com as despesas de alimentação, medicamentos e veterinário é a ong. É claro que se o “adotante temporário” quiser contribuir, a ajuda será muito bem-vinda, mas não é obrigatória!

Outro ponto importante é manter a ong atualizada do dia a dia do pet, além de enviar fotos e vídeos fofos que ajudem na divulgação da doação daquele peludo.
Lar temporário para grávidas

Criamos um programa de lares temporários para gatinhas grávidas e ele está sendo um sucesso. Descobrimos que as gravidinhas se estressavam muito no abrigo. Afinal, são muitos gatos, muita gente, muito barulho… Mamães querem sossego! Começamos a procurar pessoas que estejam dispostas a cuidar das gatinhas e acompanhar os primeiros meses dos bebês. Já conseguimos algumas e o resultado é sensacional: no conforto de um lar temporário, as mamães têm uma gravidez calma e cuidam direitinho dos seus filhotes, que nascem saudáveis e felizes. É a coisa mais linda de se ver!

Mentiríamos se disséssemos que o trabalho de lar temporário é super fácil. Nós nos apegamos, choramos quando eles vão embora e, em alguns casos, não conseguimos doar e adotamos os peludos. Resgatar, tratar, cuidar e doar um animal de rua é um trabalho tão importante quanto apaixonante. Além de ajudarmos os gatinhos, levamos com eles muita felicidade para os adotantes (você se lembra do dia em que o seu bichinho chegou à sua casa?). Dar lar temporário nada mais é do que salvar vidas. Nenhuma ong tem espaço para abrigar todos os animais que estão nas ruas, mas todos nós podemos fazer a nossa parte. Se você ama bichinhos, pense nisso!

Fonte: Petlove

Nenhum comentário:

Postar um comentário